Comercialmente, entretanto, o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 deste mês, fica bem longe, na prática, da metade dos resultados obtidos com as vendas do Dia das Mães – considerado a segunda maior data do setor, ficando atrás apenas do Natal. Não por falta de carinho dos consumidores, que muitas vezes chega a ser mesmo o dobro com os avôs e avós, mas devido à falta de melhores estratégias de marketing que os desperte para a valorização e reconhecimento da data.
É o que consideram os lojistas do segmento de presentes que, ao contrário da maioria dos comerciantes, apostam na data comemorativa para aquecer as vendas neste mês. Para este segmento específico de lojas, o Dia dos Avós vem, historicamente, ganhando peso no calendário comercial, exigindo vitrine especial e até lançamento de campanha específica a cada ano.
Os números mostram que as vendas no Dia dos Avós vem aumentando progressivamente ano a ano.
Diferentes entidades varejistas vêm monitorando os resultados, a exemplo da Federação da Câmara Dirigente dos Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS).
Conforme a FCDL, a média é de um aumento de 2% nas vendas a cada ano, o que pode parecer pouco, entretanto, ao longo dos anos, já mudou bastante o cenário.
Se você observar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no mês de julho aumentaram consideravelmente de 2003 até 2014.
O incremento foi de no mínimo os 2% já mencionados. Só que, em alguns anos, chegou a aumentar quase 10%.
Ainda que os anos de 2015 e 2016 tenham registrado declínio nas vendas, essa parece ter sido uma situação passageira. A boa notícia é que em 2017 elas já voltaram a aumentar e a curva voltou a subir.
Então, podemos esperar para 2018 números parecidos com os de 2013, que foram de grandes resultados.
Por mais que o Dia dos Avós não seja uma data tão lucrativa quanto as outras, ainda assim ela é uma data forte.
Dessa forma, se houver investimento em marketing e atendimento ao cliente por parte dos lojistas, pode se tornar uma grande data comercial.
Investir em todas as datas comemorativas sempre é uma medida inteligente do ponto de vista da abordagem comercial.
Contudo, faça um bom estudo antes para saber o quanto investir e não sair no prejuízo. Planejamento é sempre a palavra de ordem em qualquer empresa. E nas novatas, mais ainda. Então, preveja no papel todas as ações que vai adotar para se destacar da concorrência.
Para começar, prepare bem a vitrine para chamar muita atenção.
Pense que uma boa vitrine e um design interno temático podem chamar mais atenção para o seu comércio.
Já no e-commerce, a capa do site é que funciona como a maior vitrine, mas não se descuide do layout de nenhuma página.
Também invista em produtos que vão ter uma saída mais garantida na data. Por incrível que pareça, os avós de hoje são muito mais descolados e tecnológicos que os de antigamente.
Muitas vezes, sendo ótimos presentes até mesmo eletrônicos.
Assim como na Páscoa e no Dia dos Namorados, chocolates e doces podem ser um investimento seguro caso você queira vender produtos para homenagear os avós e adoçar a vida deles.
Produtos gourmet entram nessa lista também e são muito bem requisitados, assim como cestas decoradas.
Artesanatos também são ótimas escolhas.
Afinal, qual avó não gosta de um pano de prato pintado à mão ou de um enfeite para a sua casa?
Então, o resumo é o seguinte: a oportunidade está diante de você.
Já que o Dia dos Avós tem cada vez despertado mais atenção e como não faltam opções de presentes na data, por que não apostar alto nela?
Dicas para aumentar as vendas no dia dos avós
Divulgue - Como não há muita publicidade da data, use a loja para lembrar os clientes, com cartazes e adesivos; lembre aos clientes em outras compras realizadas dias antes da data.
Crie a vitrine - Monte o quanto antes a vitrine temática para já ir despertando a atenção dos consumidores tanto para compras antecipadas, como para despertar a intenção de compra.
Invista na emoção - A relação de netos com os avós é sempre muito especial. Aposte em produtos que causem emoção e expressem sentimentos.
Inove - Como a data se repete a cada ano, busque negociar variações de produtos para assegurar a fidelização de clientes. Nada de só oferecer aquele produto com a mesma frase ou desenho todos os anos.
Faça promoções - Muitas vezes, as vendas em uma determinada época festiva não são tão altas de um produto quanto era o esperado. Nessa hora, é preciso eliminar o estoque.
Aqui, é o momento que todo comerciante conhece: fazer uma promoção.
Mas será que não vale a pena segurar aquele produto para outra data?
Você vai ter que estudar com cautela o que irá para o estoque e será vendido na próxima data festiva e o que será vendido imediatamente em uma promoção para gerar caixa.
Faça isso com muita calma para não se arrepender depois das escolhas feitas. Nessas promoções, é possível também recorrer a alguns truques para chamar mais a atenção dos clientes, como a presença de músicos, como falamos anteriormente. Encontre o diferencial que mais agrada ao seu público e BOAS VENDAS!